Borboleta Literária: Entrevista com Victor Almeida

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Entrevista com Victor Almeida


Gente devo confessar que sou fã do Victor Almeida, amei o livro "Juntos no Paraíso" e essa entrevista só me fez ficar mais afoita pra adquirir o novo livro "O tempo que nos falta".  

01. Primeiramente nos fale um pouco sobre você.
  Comecei com treze, talvez catorze anos, eu costumava escrever de madrugada, na época gostava de escrever aventuras, sabe? Caças ao tesouro, esse tipo de coisa. É uma boa forma de aprender, feliz ou infelizmente, os cadernos daquela época perderam-se. Sou de São Paulo, capital. Muitos criticam o fato de minhas histórias não se passarem aqui, mas não sei, acho que a gente precisa se afastar para observar o quadro inteiro. Os grandes livros sobre cidades foram escritos em geral no exílio.

02. Você se inspira em outros autores pra escrever?
  Essa é uma pergunta interessante, pois tudo que o escritor lê, de textos informativos sobre nanotecnologia até grandes obras como Os Miseráveis servem de inspiração. Mas se tivesse que escolher, seria Saramago, sou completamente apaixonado. Embora não acredite que seus livros interfiram nos meus, talvez, mas ai não cabe a mim analisar.

03. De onde surgiu a motivação para ser escritor?
  Não sei, é uma coisa que acontece, inicialmente eu queria emocionar as pessoas, mas isso não é suficiente, precisa ser algo mais profundo que eu não sei explicar. Mas tem dias que a gente simplesmente deseja que Clarice estivesse certa e os livros brotassem em árvores.

04. Alguém te influenciou?
Tudo, a vida, as histórias das pessoas, os livros que li. Não teve uma figura especifica.

05. Foi difícil conseguir publicar seu primeiro livro?
  Sim, o mercado brasileiro pode-se dizer que ainda está em crescimento e o público ainda é dominado pelos autores americanos, são poucos os autores que brasileiros que conseguem brigar com os importados em número de vendas e as editoras precisam sobreviver, não é culpa delas, totalmente, elas publicam o que vende mais, se vende mais estrangeiro publicam mais estrangeiro, se vende mais nacional publicam mais nacional, simples. Parte da culpa é dos autores também, tem muitos que esquecem que há alguém para ler depois de publicados. É um mercado, não podemos esquecer disso.

06. No que você se inspirou para escrever "Juntos no Paraíso"?
  Queria escrever uma história de amor, mas tinha que ser visceral em todos os sentidos. Minha editora enquanto lia a primeira metade achou um pouco piegas, meloso, mas essa era a idéia. O leitor tinha que sentir todo o amor presente naquela casa, naquele jardim. Só então ela estaria preparada para a segunda metade. E terminar o livro com uma lágrima e um sorriso. Não sei se aconteceu com você ou com quem já leu, mas deveria.

07. No que você se inspirou para escrever "O tempo que nos falta"?
  Esse livro nasceu da imagem de uma jovem muito bonita, que fumava sozinha em uma praça, era uma imagem bastante sensual. O eu a imaginei daqui a uns anos e a vi morrer, ironicamente, devido ao cigarro. E a frase que veio a minha mente foi: "se passasse o resto da vida ao seu lado não gostaria de perdê-la por algo tão banal quanto o cigarro". Entende? Se fosse um acidente ou uma doença, seria aceitável por ser algo inevitável, agora fumar é simples, basta parar e então ela poderá viver mais alguns anos ao meu lado. Tudo começou desse pensamento, assim surgiu Doralice. Mas não pensem que se trata de um livro moralizante ou antitabagista, afinal todas personagens fumam, cada uma pelo seu próprio motivo, no fundo é sobre perder quando temos a escolha de evitar.

08. Nos fale um pouco sobre suas obras?
  Será que eu já tenho uma obra? (risos) O que me interessa são histórias de amor, minhas personagens amam com todas as fibras de seus corações e também sofrem de uma nostalgia crônica, uma vontade de retornar a um lugar que já não existe há muito tempo, mas que elas acreditam ser o único lugar que podem ser felizes. O paraíso perdido.

09. Qual a sensação de ter um livro publicado?
  Primeiro é uma sensação de medo por não saber como os leitores vão receber seu livro, podem tanto amá-lo, como odiá-lo. Depois você sente um vazio, como se não tivesse mais o que escrever em um próximo livro. Por último você se sente feliz quando recebe um e-mail ou encontra um leitor dizendo que seu livro realmente o emocional, que afinal era o que pretendia, missão cumprida, o problema é que escrever é nunca estar satisfeito e logo começamos a pensar se o próximo também conseguirá emocionar alguém.

10. Já tem algum outro projeto em mente?
  Esporadicamente estou trabalhando em um projeto intitulado Havanna, que já foi comentado no meu site, porém não tenho data ainda para lançar ou terminar, planejo três volumes. E para o próximo ano (2013) quero terminar um livro sobre um amor anarquista, por enquanto é só o que eu posso dizer. Será que alguém ainda ouve Sex Pistols?

11. Onde podemos ter mais informações sobre você e suas obras?
  Existem diversas resenhas de "Juntos no Paraíso" espalhadas pela internet. E quem quiser informações mais detalhadas podem acessar www.victoralmeida.org

12. Obrigada pela entrevista! Espero que você continue publicando muitos e muitos livros, te dou a certeza que farei o possível pra ter todos na minha estante. Encerrando esta entrevista, gostaria de dizer algo aos leitores do blog Borboleta Literária?
  Eu que agradeço! E para os leitores do blog gostaria de dizer é para nunca abandonarem esse ato mágico que é a leitura. Não precisa ser com meus livros, pode ser qualquer um. Pois só assim poderemos mudar as injustiças presentes nesse país.

Skoob / Facebook / Compre 

E aí pessoal gostaram? Comentem aí o que acharam da entrevista e adicionem os livros do autor em sua estante no Skoob que logo teremos surpresas pra vocês!!!
Beijos e borboletas!!!

24 comentários:

  1. Olá
    Gostei da entrevista e dos livros, é sempre bom conhecer novos autores.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ual! O segundo livro em especial, me interessou bastante.

    Não conhecia o autor, espero poder ler algum de seus livros.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oláaa! Uaau que entrevista heim... Espero que os brasileiros tenham um pouco mais de carinho pelos autores nacionais... Fico imaginando no quanto foi e é difícil publicar livros aqui. Muito sucesso ao autor :D :D

    Suuuper beijo!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei ter conhecido o autor achei os livros bem interessantes espero ter a oportunidade de ler o/

    ResponderExcluir
  5. Sempre precioso ver novos autores haha *-*

    ResponderExcluir
  6. Parece ser tão interessante os livros. O autor parece ser tão simpático. :)

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse autor, mas o livro parece ser imperdível!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao blog pela divulgação de autores e livros nacionais.Muito interessante a entrevista com o Autor Vitor Almeida assim, conhecemos um pouco mais da obra e seu criador

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz em ver um blog apoiando um autor brasileiro, isso é raro.
    Muito obrigada por me apresentar Victor Almeida.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal a entrevista..
    Muito bom conhecer novos autores brasileiros..

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gosto muito de ler entrevista com os autores porque podemos conhecer um pouco mais sobre sua realidade e como a obra foi formada.
    Parabéns pelas perguntas e pela entreista.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito, não conheçia o autor e me apaixonei.
    Obrigado por nos dá esta entrevista e conheçer mais o autor.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista e o livro parece ser muito bom.
    Ansiosa pra lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. otima entrevista, adorei os livros do autorrr

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da entrevista. Os livros desse autor são ótimos.

    ResponderExcluir
  16. Bem legal a entrevista. E o melhor é que é sobre um escritor nacional!!

    ResponderExcluir
  17. Achei o segundo livro muito interessante.

    ResponderExcluir
  18. Escritores nacionais são muito bons, devem ser mais valorizados!
    Gostei da entrevista.

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  19. É bom conhecer novos autores, gostaria de ler esse livro: Juntos no paraíso...

    :).

    ResponderExcluir
  20. Amei amei amei a entrevista. Esses livros parecem muito bons. Tenho certeza que vão fazer muito sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da entrevista .... A cada dia que passa to amando ler livros nacionais .. Temos que dar valor ao que é nosso !!
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante da entrevista. O Victor me pareceu ser um cara muito sensato, inteligente e super gente boa. Tomara que faça bastante sucesso!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Ola! Tudo bem?
    Não conhecia esse autor, mas gostei da entrevista e me interessei pelas obras dele! gostaria de ler!
    Bejos! ;)

    ResponderExcluir
  24. Gosteu da entrevista,amo conhecer novos autores!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado logo logo!!!
Bjos e obrigada!!