Borboleta Literária: Entrevista: Julianna Costa

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Entrevista: Julianna Costa


Olá Gente bonita é com grande satisfação que venho trazer mais uma entrevista, e dessa vez é com a autora do livro "Agnus Dei", nossa lindíssima Julianna Costa


01. Primeiramente nos fale um pouco sobre você. 
Eu sou pernambucana, mas morei boa parte da minha vida na Bahia. Por causa disso, eu acabei desenvolvendo um sotaque híbrido que me faz ser motivo de gozação nos dois Estados e no planeta novo que encontraram há uns anos atrás. Eu comecei a escrever assim que aprendi o B-A-Ba: Um livro de autoajuda escrito em folhas de papel A4 com ilustrações de uma Juju de 6 anos de idade. Uma obra prima. Pelo menos para o meu pai. De lá pra cá, eu nunca mais parei de rascunhar.

02. Você se inspira em outros autores pra escrever?
Nossa, são tantos! Mas se eu tivesse que escolher só um, eu diria Saramago. Não exatamente por causa do estilo em si, mas por causa do "método". Nas histórias de Saramago ele sempre pega um elemento completamente absurdo e surreal e traz ele pra realidade. É como se ele dissesse: "se você aceitar a possibilidade de que todas as pessoas do mundo ficaram cegas, ou que pessoas de uma determinada região pararam de morrer, isso aqui é o que aconteceria." Eu sempre tento colocar essa "realidade no absurdo" quando eu escrevo. Não sei se consigo (hahaha) mas é o que eu tento. 


03. De onde surgiu a motivação para ser escritora?
Do meu pai, que sempre me inspirou a ler. Dos livros que eu cresci lendo e que sempre fertilizaram minha imaginação. Dos meus amigos, que compartilham desse hobby/vício. E principalmente do RPG (Role Playing Game) que estimula tudo que você precisa para ter vontade de escrever.

04. Alguém te influenciou? Quem?
Várias pessoas. Mas meu pai, com certeza, tem uma posição de destaque aqui. Eu comecei a ler por causa dele. Foi ele quem me apresentou o fantástico mundo da literatura e me estimulou a escrever. Embora o estilo de histórias que eu escrevo não seja a primeira opção dele em literatura - hahahaha - ele sempre me estimulou. E o jeito determinado, ousado e, por vezes, até teimoso do meu pai sempre foi uma influência muito positiva para mim. Foi o que me ajudou a terminar o meu trabalho.


05. Foi difícil conseguir publicar seu primeiro livro?
Muito. O espaço para novos escritores nacionais é muito restrito. Principalmente no campo de Fantasia, que é um estilo que ainda se importa muito no Brasil. Ou seja, tem mais espaço para autores internacionais do que para os nacionais.

06. No que você se inspirou para escrever "Agnus Dei"?
RPG, um jogo de interpretações de papéis que estimula muito a criatividade e a criação de personagens. No anime Hellsing. Em algumas viagens que eu fiz. E em diversas histórias de horror (livros e filmes) que eu sempre gostei muito, como Drácula, Entrevista com Vampiro e quase qualquer coisa que Stephen King escreve, hahaha.

07. No que escrever afetou em sua vida?
Foi, antes de mais nada, a realização de um sonho. Agora, é uma sensação deliciosa de conquista que nunca vai me abandonar, independente do livro fazer sucesso ou não. Só o fato de ter conseguido concluí-lo já é maravilhoso!

08. Nos fale um pouco sobre seu livro Agnus Dei.
A história se passa principalmente na sede da Ordem de Aset, que fica localizada dentro de um hospício, na França. A Ordem é uma organização responsável por manter o "sobrenatural sob controle". "Agnus Dei" é uma fantasia e uma trama que mostra os jogos de poder e as relações entre diversos personagens (sobrenaturais ou não) neste cenário. E sob os holofotes, neste primeiro livro, os leitores vão encontrar outra organização chamada Agnus Dei, e seus conflitos com a Aset e seus membros, em uma luta por poder e absolvição.

09. Qual a sensação de ter um livro publicado?
Indescritível. Ver seu livro na prateleira de uma livraria é surreal. Ouvir um feedback positivo é magnífico, vários é orgásmico! hahahaha!

10. Já tem algum outro projeto em mente?
Vários! =)

11. Onde podemos ter mais informações sobre você e seus trabalhos?
Eu mantenho um site: www.outrosdeuses.com Eu sempre posto novidades por lá. Mas quem tiver interesse, pode me adicionar no facebook: http://www.facebook.com/ju.costa.7967 ou no twitter: @JuCosta_Fantasy . Eu escrevo uma coluna para o blog Leitor Cabuloso, chamada Rascunho, lá eu dou algumas dicas para novos escritores, baseadas na minha experiência. Caso alguém tiver interesse em dar uma conferida. =)

12.  Obrigada pela entrevista! Encerrando esta entrevista, gostaria de dizer algo aos leitores do blog Borboleta Literária?
Devem ter coisas melhores do que ler e escrever, mas não são muitas. E agora, sinceramente, eu não consigo pensar em nenhuma... hahaha Então, leiam, pessoal. E se vocês gostarem de escrever, escrevam. Muito! Um 2013 muito bacana para todos vocês, cheio de livros, personagens favoritos poupados da morte e promoções em livrarias!

Um comentário:

  1. A Julianna parece ser muito fofa, a entrevista ficou muito leve, muito fácil de ler e entender o amor que ela tem pela leitura e parabéns ao pai dela que deu o incentivo na infância!
    Uma capa linda, uma história mais ou menos parecida com algumas que eu já li, mas isso acontece quase sempre comigo.SUHAUSHAS

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado logo logo!!!
Bjos e obrigada!!